Brasil 2014 - Tudo sobre a copa 2014.

Brasil 2014 - Tudo sobre a copa 2014.

Com sorteio "turbulento", Brasil dá pontapé inicial na Copa 2014
Dirigentes da Fifa, presidente Dilma, astros do futebol e artistas estarão na Marina da Glória

Depois de enfrentar algumas críticas da opinião pública, ver ameaças de protesto e de superar alguns mal entendidos, o Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) tem seu primeiro grande teste neste sábado com a realização do sorteio das Eliminatórias do Mundial, na Marina da Glória, a partir das 15h. Desde o início da semana, a Fifa classifica a cerimônia como o "pontapé inicial" do torneio que acontece daqui a três anos.

O evento, que receberá a participação de 36 técnicos de seleções nacionais, entre eles Mano Menezes, sorteará os grupos das Eliminatórias de cinco continentes (África, América do Norte e Central, Ásia, Oceania e Europa).

Os principais obstáculos, na visão do COL, são tentar atrair o interesse do povo brasileiro, já que a Seleção não participará do sorteio, e evitar que o evento se torne tedioso. Para isso, os organizadores apostam na presença de ídolos do futebol nacional como Zagallo, Zico, Ronaldo e Neymar, além de shows de cantores como Ivete Sangalo, Ana Carolina e Ivan Lins.

Desde a inauguração para jornalistas do mundo inteiro da estrutura montada no Rio de Janeiro, muito se questionou sobre o gasto em torno do evento. O COL designou que a GEO Eventos (empresa ligada à Rede Globo) organizasse a cerimônia. A GEO, então, foi atrás da ajuda da Prefeitura e do Governo do Rio, que gastaram ao todo R$ 30 milhões para realizar o sorteio, que acontece em apenas duas horas deste sábado.

O prefeito Eduardo Paes se justificou afirmando que a quantia paga é "ínfima" perto do retorno em publicidade que o Rio de Janeiro vai ganhar. Além da questão do gasto para o sorteio, outro assunto que ainda preocupa a Fifa e o COL é a possibilidade de um protesto na tarde de hoje, pouco antes do evento.

Membros de grupos sociais do Rio de Janeiro prometem se posicionar em frente a Marina da Glória para se manifestar contra o Mundial e a desocupação de família em regiões pobres do Rio de Janeiro. O secretário geral da Fifa, Jerôme Valcke, apontou na última quinta, seu temor com incidentes. "Espero que os protestos, se houver, não atrapalhem o sorteio. Vamos ter que fazer um sorteio com várias equipes e espero que isso não atrapalhe".

O sorteio teve de superar ainda duas situações de mal estar que tiveram seu ápice nesta sexta-feira. Primeiro, um entrevero entre o presidente do COL, Ricardo Teixeira, e jornalistas ingleses, que o acusaram de chamá-los de "corruptos", quando estes o tentaram entrevistar durante um passeio pela estrutura montada na Marina da Glória.

Depois, mais tarde, com uma entrevista de Pelé, nomeado pela presidente Dilma Rousseff como embaixador honorário da Copa, em que o Rei do Futebol se mostrou visivelmente chateado por ter sido deixado de escanteio e quase ter ficado da cerimônia. O COL e a Fifa rapidamente contornaram a situação, elogiaram a presença de Pelé e disseram que ele próprio recusou convite feito pela entidade em abril para ser uma das estrelas da festa.

Cartão de visitas

Além de tentar mostrar que pode organizar um evento como a Copa do Mundo para os integrantes da Fifa e para os membros das seleções estrangeiras, o sorteio das Eliminatórias da Copa de 2014 serve como um cartão de visitas para as 12 cidades sede do Mundial.

Cada uma com seu estande, as cidades tentam mostrar aos esntrangeiros suas características e costumes, além de fazerem lobby por jogos no Mundial. Ao todo quatro cidades pleiteiam a abertura da Copa do Mundo (Belo Horizonte, Brasília, Salvador e São Paulo) e algumas lutam pela participação na Copa das Confederações.

A decisão sobre as sedes do torneio de 2013, do jogo inicial e final da Copa do Mundo, entre outros temas, serão decididos apenas em uma reunião da Fifa em outubro deste ano.

Comentários

 
Template Denvolvido por Copa Brasil 2014